Cammino di Candeeiros Giornata [ 2 ]

Dalla serra alla valle

[Casais Monizes - Alvados]
Molto difficile
29 km
634 m
08h00
Terra e Asfalto
Trova altri giornata qui

Neste segundo dia de viagem, o grande desafio é a continuação da subida da serra, a que se segue a descida ao vale. Partindo de Casais Monizes, com as suas eiras e a arquitetura rural em pedra, o percurso passa por Vale de Ventos e segue em direção à aldeia de Arrimal, entrando já em território do município de Porto de Mós. Bem perto, ergue-se o Arco da Memória, monumento que evoca a importante ação da Ordem de Cister no desenvolvimento destas terras, desde o século XII. A pequena distância, emergem as Lagoas do Arrimal, fruto das pequenas depressões superficiais que dão origem à acumulação das águas pluviais.

O Caminho continua por uma depressão do terreno e atravessa a localidade da Mendiga. Aqui, pode fazer uma paragem nos Telhados d’Água da Mendiga, um parque temático com informação sobre formas de captação natural e armazenamento de água, incluindo um parque de merendas e um miradouro com vista do Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros. Continuando a subir, o percurso atinge o Alto da Fórnea, que se debruça sobre um abatimento da crosta terreste com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura, fruto da erosão ao longo do tempo, onde em épocas de abundância pluvial se forma uma imponente cascata.

Sempre com amplas vistas sobre a paisagem envolvente, o trajeto desce a serra e termina em Alvados, uma povoação harmoniosa, implantada num vale. Aqui pode recobrar forças e encontrar verdadeiros petiscos da genuína gastronomia local, com destaque para o queijo, os enchidos e os doces.