Caminho da Nazaré Jornada [ 2 ]

No coração das Serras de Aire e Candeeiros

[Pedreiras - Alvados]
Médio
15 km
m
4h30
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Neste segundo dia, deixa para trás o mar e as planícies e dirige-se para a zona montanhosa do interior, num percurso de cerca de 15 Km, com um grau de dificuldade médio. 

A caminhada decorre ao longo de um cenário surpreendente, de extrema beleza, pelo Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, em pleno Maciço Calcário Estremenho, a região cársica mais importante do país. A fauna é variada, destacando-se os morcegos, as gralhas e alguns tipos de águias. A flora é rica em espécies selvagens e endémicas. É também um território com uma rede abundante de cursos de água subterrâneos e grande riqueza espeleológica.

O Caminho segue dentro do Município de Porto de Mós, pelas freguesias de Pedreiras, Porto de Mós, Alvados e Alcaria. Do património edificado, destacamos o Castelo e as Igrejas de São João e de São Pedro em Porto de Mós e a Igreja de Nossa Senhora da Consolação em Alvados. O percurso termina na aldeia de Alvados, uma povoação harmoniosa que se situa num vale. O casario, bem conservado, distribui-se ao longo de velhos caminhos emoldurados por muros de pedra, que percorrem os campos e a serra, numa plena integração na topografia e no cenário natural. Em pequenos restaurantes, pode encontrar verdadeiros petiscos da genuína gastronomia local, com destaque para o queijo, os enchidos e os doces.

Roteiro em breve GPX KML