Caminho do Norte Jornada [ 12 ]

Pela Rota Carmelita

[Coimbra - Condeixa-a-Nova]
Médio
16 km
180 m
4h00
Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Em Coimbra, o Caminho do Norte junta-se à Rota Carmelita. Este itinerário, concebido pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas do Mondego e gerido pela ACF – Associação Caminhos de Fátima, faz parte dos Caminhos de Fátima. Inspira-se na vida e obra da Irmã Lúcia, uma das três crianças videntes de Fátima, que em 1947 ingressou no Carmelo de Santa Teresa em Coimbra e aqui viveu até à sua morte em 2005.

Assim, a décima segunda jornada começa em Coimbra, junto da Igreja de Santa Cruz (Praça 8 de Maio) e, poucos metros depois, na Praça da Portagem, passa a seguir o percurso da Rota Carmelita. A jornada termina em Condeixa-a-Nova, junto da Igreja Matriz (Praça do Município). Tem 16 km de extensão, que podem ser percorridos em cerca 4h, ao longo de um percurso pouco acidentado, com altitude máxima de 180 metros. Tem um grau de dificuldade média, com excelentes condições para uma caminhada aprazível.

Enquadra-se no Centro, no contexto específico do território do Baixo Mondego, um espaço de transição entre litoral e interior. Percorre freguesias dos municípios de Coimbra e de Condeixa-a-Nova, uma zona de povoamento muito antigo, onde a paisagem, natural e humanizada, é marcada pela abundância da água que alimenta campos verdejantes e jardins urbanos.