Caminho do Norte Jornada [ 1 ]

Por Terras do Alto Minho

[Valença - Rubiães]
Fácil
18 km
275 m
05h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A primeira jornada começa na cidade de Valença, junto à Ponte Internacional sobre o Rio Minho, no início da Avenida de Espanha e termina na aldeia de Rubiães, junto à Igreja românica de S. Pedro. Tem uma extensão de 18 km que podem ser percorridos em 5 horas. Com altitudes a variar entre os 10 m e os 275 m, é uma jornada fácil e amena.

A paisagem é marcada por matas e vales com uma vegetação abundante, onde emergem alguns núcleos urbanos e povoados rurais. Este é o território verdejante e fértil do Alto Minho, que se estende a sul do Rio Minho e é banhado pelos seus afluentes.

Ao longo deste percurso, que passa por território dos municípios de Valença e de Paredes de Coura, é constante a presença de um património cultural multisecular, onde se destacam ermidas, capelas, igrejas e mosteiros. Dentro das povoações ou dispersas na paisagem, estas construções, moldadas em granito, são testemunhos de uma história antiga e elementos agregadoras da vida das comunidades, onde sagrado e profano estão intimamente ligados.