Caminho do Norte Jornada [ 4 ]

Vias Romanas e Caminhos Medievais

[Tamel - São Pedro de Rates]
Fácil
26 km
185 m
6h30
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A quarta etapa do Caminho começa em Tamel (S. Pedro Fins, Barcelos), junto da Igreja Paroquial e termina em Rates junto da Igreja de S. Pedro. Tem 26 km de extensão, com altitudes a variar entre os 15 m e os 185 m e comum grau de dificuldade fácil. Pode ser percorrida em cerca de 6h e 30m.

Ao longo deste dia, passará por território dos municípios de Barcelos e de Póvoa do Varzim, seguindo, muitas vezes, por antigas vias romanas e caminhos medievais, que estiveram na base do povoamento deste território e garantiram a sua ligação com o exterior. À semelhança da etapa anterior, grande parte do percurso segue por estradas locais e caminhos rurais que bordejam os campos com pequenas aldeias dispersas e atravessam núcleos urbanos históricos.

Sugerimos que organize o seu dia em duas fases: uma primeira caminhada, pela manhã, até ao Rio Cávado, onde fará uma paragem na cidade de Barcelos; e uma segunda caminhada a partir daqui até ao fim do seu dia de peregrinação. O rio foi estruturante na configuração da paisagem natural e urbana, e é hoje um elemento marcante neste percurso. Recomenda-se a paragem em Barcelos, a cidade sobre o rio que, sendo uma urbe, é calma e de grande beleza. Oferece-lhe um cenário extraordinário, onde natureza e a história se harmonizam.