Caminho do Norte Jornada [ 7 ]

Atravessando o Rio Douro

[Porto - Lourosa]
Fácil
23 km
238 m
6h30
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A sétima etapa do Caminho começa no Porto, junto da Sé e termina em Lourosa, junto da Capela de S. Miguel (também conhecida por Capela da Feira dos Dez), no Largo da Feira dos Dez. Tem 23 km de extensão, que podem ser percorridos em 6h 30m, ao longo de um percurso pouco acidentado, com altitudes a variar entre 2 e 238 metros. É uma jornada fácil. Insere-se num contexto diversificado. No início, o cenário é predominantemente urbano, pelo que se recomenda a devida atenção e segurança para uma caminhada agradável.

Durante esta jornada, o Caminho atravessa o Rio Douro, passando por território dos municípios do Porto, Gaia e Santa Maria da Feira, que fazem parte da Área Metropolitana do Porto. Ao longo de todo o percurso, encontra logística de apoio para caminhantes e peregrinos.

Muitos são os motivos que suscitam contemplação. A Natureza proporciona momentos de grande beleza. A passagem sobre o Rio Douro é inesquecível e a travessia da Serra de Negrelos é reconfortante. O Património Cultural apresenta monumentos e museus que atestam o valor da história e a dinâmica contemporânea. Para que possa conhecê-los, recomendamos que programe o seu dia, de modo a fazer paragens para observação e deleite. Pode mesmo organizar o seu percurso em duas partes, fazendo de Grijó o ponto intermédio.