Pia do Urso, uma pequena aldeia recuperada, com habitações típicas desta região serrana © Enric Vives-Rubio / Centro Nacional de Cultura
Caminho dos Candeeiros Jornada [ 3 ]

Pelo Planalto de São Mamede

[Alvados – Fátima]
Médio
16.3 km
308 m
04h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Neste terceiro dia, o Caminho prossegue serenamente até ao Santuário de Fátima. O percurso apresenta um território com importante património cultural e natural e uma relevante biodiversidade. Atravessa as freguesias de Alvados, Alqueidão da Serra, S. Mamede e Fátima, nos municípios de Porto de Mós, Batalha e Ourém. Em Alvados, o casario, bem conservado, distribui-se ao longo de velhos caminhos emoldurados por muros de pedra, que percorrem os campos e a serra, numa plena integração na topografia e no cenário natural.

Depois de subida da Serra de Aire, por encostas e vales que se desenham numa paisagem vigorosa e agreste, mas sempre surpreendente e bela, segue-se uma descida serena, rodeada de vegetação e arvoredo, que se abre para o Planalto de São Mamede. Aqui, encontrará um povoamento disperso em pequenas aldeias acolhedoras, rodeadas de terrenos agrícolas, pontuados de oliveiras, carvalhos e azinheiras e pode deleitar-se com cores e sabores caraterísticos. A toponímia dos lugares traduz bem a geografia e a história local.

À medida que se aproxima do destino final, as ambiências, vincadamente rurais, vão sendo pontuadas por sinais de urbanidade. Este é um território onde convergem tradições ancestrais e vivências contemporâneas. São referência do Património cultural a Igreja de S. Mamede, as Grutas da Moeda e a aldeia de Pia do Urso. A tradição do culto mariano é antiga. Bem perto, fica o Santuário de Nossa Senhora do Fetal, com a sua igreja e as casas para acolhimento de peregrinos.