Informações
Fátima é uma reserva espiritual da contemporaneidade.
Cardeal José Tolentino Mendonça, “Chegar a Fátima a pé” @ iMissio, 10/10/2021
A sua geografia não coincide exatamente com a malha urbana.
A sua topografia não é apenas aquela que se vê.
Os peregrinos sabem que Fátima começa muito antes
e se prolonga até muito depois.
Pode fazer os Caminhos de Fátima durante todo o ano. No entanto, é na primavera, no verão e no outono que encontra melhores condições. No verão, pode esperar alguns dias de elevada temperatura, mas também pode adequar o seu horário, aproveitando para sair bem cedo pela manhã. As jornadas que propomos têm duração adequada ao território a percorrer, mas pode estabelecer jornadas maiores ou menores de acordo com os seus interesses e disponibilidade.
Em cada jornada, o ponto de partida e o ponto de chegada ficam sempre num local público, junto de um monumento, de uma igreja ou de uma capela significativa como espaço religioso e de valor cultural. Ao longo de cada jornada, sobretudo nas povoações, peregrinos e caminhantes encontram locais para abastecimento de água e alimentação, albergues e outro tipo de alojamento. Recomendamos que se informe sempre com antecedência.
Para percorrer os Caminhos de Fátima com os itinerários que lhe sugerimos, deve fazer a devida preparação, tendo em conta as condições gerais de cada um dos Caminhos em todo o percurso e as condições específicas de cada jornada ou etapa (caminhada de um dia).
Orientação
A sinalização existente no território onde se desenham os Caminhos inclui os símbolos da marca e respetiva imagem com representação gráfica e cor. No entanto, até à conclusão do extenso processo de sinalização de todos os Caminhos de Fátima, no território português, pode encontrar formas de sinalização mais simples, incluindo setas azuis. Sugerimos que consulte a cartografia sobre o Caminho que pretende fazer, instrumento essencial ao longo do percurso.

Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima
Ao longo dos séculos, todos aqueles que iniciavam uma peregrinação a um lugar santo tinham um salvo-conduto que os auxiliava nas dificuldades da sua jornada. Nos nossos dias, os caminhantes e peregrinos têm acesso à Credencial do Peregrino, que os ajuda na sua identificação e é também um comprovativo da concretização destes itinerários culturais e espirituais.
Para que serve a Credencial?
A credencial corresponde a um passaporte, que atesta a sua passagem pelas várias etapas dos Caminhos de Fátima. Pode ser carimbada em cada paragem efetuada durante a caminhada, junto de uma entidade de acolhimento que utilizará, para este efeito, o seu próprio carimbo (posto de turismo, paróquia, hotel, albergue, restaurante ou outra instituição). Serve, assim, de certificação da realização do Caminho de Fátima.
A única credencial oficial e válida é a emitida pelo Centro Nacional de Cultura.
Onde a posso obter a Credencial?
A credencial pode ser levantada na sede do Centro Nacional de Cultura (CNC), em Lisboa. Pode igualmente ser solicitada ao CNC por email ([email protected]) ou telefone (+351 21 346 67 22). Será enviada por correio, ficando a despesa dos respetivos portes de envio à responsabilidade de quem a solicita.
Está ainda disponível em alguns locais de referência, oficialmente reconhecidos pelo Centro Nacional de Cultura:

Albergues dos Caminhos de Santiago
Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra
Museu de Cerâmica de Sacavém
Sé Catedral de Lisboa
Sé Catedral do Porto
Postos de Turismo
Centro de Informação “Caminhos de Fátima”
Rua Adriano Correia de Oliveira, nº 8, 1600-312 Lisboa
Centro de Informação ao Peregrino
Igreja de N.ª Srª da Conceição Velha – Rua da Alfândega, 108, 1100-585 Lisboa
A fim de ser assegurada a contínua produção de Credenciais, o Centro Nacional de Cultura agradece um donativo voluntário de 2€ por credencial, valor que pode ser transferido para o seguinte NIB/IBAN: PT 50 0033 0000 4523 7586 5850 5.
Preparação do Caminho
Para fazer a peregrinação, defina um plano de etapas, adequado à sua preparação física e às opções de alojamento existentes. Cada etapa tem, em média, cerca de 25-30 km. Deve ter em consideração o grau de dificuldade do percurso e a altura do ano em que pretende fazer o Caminho. O clima em Portugal é ameno, mas varia de região para região, de acordo com o relevo, a latitude e a proximidade do mar.
Antes, durante e depois da caminhada, é fundamental uma boa hidratação. Recomendamos a utilização de vestuário confortável e de uma mochila que se adapte bem ao seu corpo e leve só o indispensável.
Respeite as Normas de Conduta recomendadas em percursos pedestres e experiencie os Caminhos de Fátima consciente do seu contributo no que diz respeito à conservação da Natureza, proteção da biodiversidade e do ambiente.