Vistas de Nazare  desde o Sitio da Nazare . Primeira etapa do Caminho da Nazare de peregrinacao ate Fatima . Caminho pedestre que une Nazare com Fatima , para um guia sobre os Caminhos de Fatima do CNC Centro Nacional de Cultura .

Nazare , 23 de Julho de 2018 .

©Enric Vives-Rubio
Caminho da Nazaré Jornada [ 1 ]

Por Antigas Terras dos Monges de Cister

[Nazaré - Pedreiras]
Médio
24 km
217 m
6h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Entre o Sítio da Nazaré, com o mar como moldura, e a vila de Pedreiras, com a serra como cenário, tem 24 km que pode percorrer ao longo de um dia, fazendo pequenas paragens em locais acolhedores, disfrutando da paisagem e podendo conhecer um património cultural e natural surpreendente. O percurso apresenta um grau de dificuldade médio.

O Caminho passa pelos municípios de Nazaré, Alcobaça e Porto de Mós, atravessando as terras que os monges cistercienses desbravaram e começaram a povoar desde o final do século XII e que fizeram parte dos históricos Coutos de Alcobaça. As zonas de pinhal em solo arenoso alternam com os campos agrícolas férteis e aluvionares do Valado dos Frades e da Maiorga, onde emergem aldeias e vilas das prósperas freguesias rurais.

A fauna e a flora são variadas, com destaque para as aves marítimas na área de influência atlântica e apara as variadas frutas provenientes das várzeas produtivas, alimentadas por rios e ribeiros. No âmbito do património edificado, pode conhecer, logo no início, o conjunto monumental formado pela Ermida da Memória e pela Igreja e Santuário de Nossa Senhora na Nazaré. Durante o percurso são relevantes o Mosteiro de Santa Maria em Cós e o Santuário de Nossa Senhora da Luz na Castanheira. Pode também observar as pequenas ermidas que se desenham no horizonte.

Roteiro em breve GPX KML