Ruazinha da aldeia Pia do Urso na Segunda etapa do Caminho da Nazare de peregrinacao ate Fatima . Caminho pedestre que une Nazare com Fatima , para um guia sobre os Caminhos de Fatima do CNC Centro Nacional de Cultura .

Pia do Urso , 25 de Julho de 2018 .

©Enric Vives-Rubio
Caminho da Nazaré Jornada [ 3 ]

Pelo Planalto de São Mamede

[Alvados - Fátima]
Difícil
15 km
m
4h30
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Nesta última jornada, até chegar ao Santuário de Fátima, o Caminho percorre cerca de 15 km. O grande desafio é a subida inicial na passagem da Serra dos Candeeiros para a Serra d’Aire, onde a natureza se impõe com declives acidentados e caraterísticas formações rochosas. O grau de dificuldade é elevado, mas pode disfrutar da beleza da paisagem e das corres da serra e fazer paragens para repouso, abastecimento e deleite. A paisagem envolvente é única e, em dias de grande visibilidade, o horizonte estender-se até ao mar.  

Segue-se uma descida serena, rodeada de vegetação e arvoredo, que se abre para o Planalto de São Mamede. Encontrará um povoamento disperso em pequenas aldeias acolhedoras, rodeadas de terrenos agrícolas, pontuados de oliveiras, carvalhos e azinheiras e pode deleitar-se com cores e sabores caraterísticos.  

Atravessa as freguesias de Alvados, Alqueidão da Serra, S. Mamede e Fátima, nos municípios de Porto de Mós, Batalha e Ourém. À medida que se aproxima do destino final, as ambiências, vincadamente rurais, vão sendo pontuadas por sinais de urbanidade. Este é um território onde convergem tradições ancestrais e vivências contemporâneas. São referência do Património local a Igreja de S. Mamede, as Grutas da Moeda e a aldeia de Pia do Urso. A tradição do culto mariano é antiga. Bem perto, fica o Santuário de Nossa Senhora do Fetal.

Roteiro em breve GPX KML