Caminho do Norte Jornada [ 10 ]

No Coração da Bairrada

[Águeda - Mealhada]
Fácil
26 km
76 m
6h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A décima etapa do Caminho começa em Águeda, junto da Igreja Paroquial (Largo Dr. António de Mello) e termina em Mealhada, junto da Igreja Paroquial (Avenida Comendador Messias Baptista). Tem 26 km de extensão, que podem ser percorridos em cerca de 6h, ao longo de um percurso pouco acidentado, com altitudes a variar entre os 5 e os 76 metros. É um percurso fácil, com um contexto multifacetado, que inclui espaços rurais e áreas urbanas e boas condições para proporcionar uma caminhada agradável.

No Centro de Portugal, entre os rios Vouga e Mondego, o Caminho passa por território dos municípios de Águeda, Anadia e Mealhada. A paisagem é marcada por planícies e pequenas encostas de vinhas e árvores de fruto e por campos cultivados. Neste cenário de ruralidade, surgem importantes núcleos urbanos, vilas e cidades históricas.

Insere-se no contexto territorial da região vinícola da Bairrada, onde a diversidade e riqueza dos solos (argilosos, arenosos) e o clima ameno são propícios à adaptação de diversas castas para produção de excelentes vinhos (tintos, brancos e espumantes). Trata-se de uma região demarcada, cuja designação “bairrada” traduz bem as próprias caraterísticas dos terrenos de argila ou barro, particularmente favoráveis à plantação da vinha.