Caminho do Norte Jornada [ 11 ]

Planícies do Mondego

[Mealhada - Coimbra]
Fácil
23 km
143 m
5h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A décima primeira etapa do Caminho começa em Mealhada, junto da Igreja Paroquial (Avenida Comendador Messias Baptista) e termina em Coimbra, junto da Igreja de Santa Cruz (Praça 8 de Maio). Tem 23 km de extensão, que podem ser percorridos em cerca de 5h, ao longo de um percurso multifacetado, com altitudes a variar entre 5 e 143 metros. Tem um grau de dificuldade fácil.

O contexto apresenta alguma diversidade, incluindo espaços rurais e áreas urbanas, mas tem as condições para proporcionar uma caminhada tranquila.

Insere-se no Centro de Portugal, no espaço de transição entre os distritos de Aveiro e de Coimbra, afastando-se progressivamente das zonas com clima de influência marítima para se aproximar mais do interior. Atravessa os Municípios de Mealhada e de Coimbra, onde surgem povoados antigos e paisagens urbanas e naturais marcantes. Este é o território das férteis planícies do Mondego, junto ao grande rio e seus afluentes, que são elementos principais na configuração da paisagem.

O Património Cultural é valioso e atrativo, caraterizando-se por antiguidade e autenticidade, quantidade e diversidade de todos os seus elementos.