Caminho do Norte Jornada [ 5 ]

Memórias do Condado Portucalense

[São Pedro de Rates - Vairão]
Fácil
13.5 km
106 m
4h30
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A quinta etapa do Caminho começa em Rates, junto da Igreja Paroquial de S. Pedro e termina em Vairão, junto do Mosteiro de S. Salvador. Tem uma extensão de 13,5 km, que podem ser percorridos em 4h e 30m, ao longo de um percurso quase sempre plano, com altitude máxima de 106 m, que se pode classificar fácil. Poderá caminhar com serenidade e fazer uma observação mais atenta da realidade que o envolve e interagir com os residentes. Assim, recupera forças e prepara-se para as jornadas seguintes que são mais intensas.

Ao longo deste dia, passará por território dos municípios de Póvoa do Varzim e de Vila do Conde, cuja história está profundamente associada a memórias do Condado Portucalense e, por conseguinte, às origens e formação de Portugal. A paisagem verdejante é marcada por campos cultivados, onde abunda a água, junto dos quais se formaram pequenos povoados rurais, onde a vida é tranquila. O Rio Ave tem uma presença marcante, fazendo a ligação entre o litoral e o interior.

O património local é formado por conjuntos edificados harmoniosos e bem preservados, que se ergueram em terras senhoriais e domínios monásticos. A toponímia preserva nomes antigos. As tradições são marcadas pelos rituais ligados à agricultura e ao calendário religioso. As festividades exprimem a profunda ligação entre sagrado e profano.