Quinta etapa do Caminho de Lisboa de peregrinacao ate Fatima , de Olhos de Agua ( Alcanena ) ate Fatima . Caminho pedestre que une Lisboa com Fatima , para um guia sobre os Caminhos de Fatima do CNC Centro Nacional de Cultura .

Terrenos agricolas divididos por muros de pedras .

Minde , 10 de Agosto de 2018 .

©Enric Vives-Rubio
Caminho do Tejo Jornada [ 6 ]

Pelas Serras de Aire e Candeeiros

[Monsanto - Santuário de Fátima]
Muito difícil
25.1 km
443 m
08h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

Este último dia do Caminho, entre Monsanto e o Santuário de Fátima, tem cerca de 25 km e pode ser percorrido em aproximadamente 8 horas.

O Caminho prossegue agora pelo território das Serras de Aire e Candeeiros. Neste cenário, ao longo de serranias desertas, emergem pequenas covas com aproveitamento agrícola ou mesmo covões, em cujas vertentes se formaram os povoados.

Neste ambiente de ruralidade, a agricultura e a pastorícia tradicional também marcam a paisagem humanizada com os tradicionais muros de pedras que limitam propriedades e protegem rebanhos e manadas, bem como os inesperados abrigos de pastores construídos totalmente e artesanalmente em pedra.

A natureza é sempre dominante, com as suas formas e configurações naturais, com destaque para as conhecidas grutas e lapas, mas também para os insólitos campos de lapiaz ou o acentuado polje de Mira-Minde.

A progressiva aproximação a Fátima é marcada pelo contraste entre a ruralidade tradicional e a expressão de urbanidade que, naturalmente, a construção do Santuário gerou. A cidade de Fátima, retomando a tradição histórica em Portugal, é o único centro urbano formado no século XX junto de um local de culto e peregrinação.