Caminho do Norte Jornada [ 15 ]

À Sombra dos Carvalhais

[Ansião - Bofinho]
Médio
13.5 km
350 m
3h00
Terra e Asfalto
Encontre aqui outras jornadas

A décima quinta jornada do Caminho começa em Ansião, junto da Igreja Paroquial (Rua da Igreja) e termina na aldeia de Bofinho (freguesia de Pelmá), junto da Capela de Santo António (cruzamento da Rua da Fonte com a Rua da Capela). É uma jornada curta, com 13,5 km de extensão, que podem ser percorridos em 3h, ao longo de um percurso misto, formado por estradas locais e caminhos pedonais. Com uma topografia variada e altitude máxima de 350 m, apresenta grau de dificuldade média.

Atravessa território dos Municípios de Ansião e de Alvaiázere, no contexto envolvente da Serra de Alvaiázere, a maior elevação do Maciço Cársico de Sicó. A paisagem é caraterística dos ambientes calcários, com águas subterrâneas, pequenas elevações de vistas panorâmicas, encostas protegidas dos ventos e planícies nas terras baixas. Neste cenário, predominam casais e quintas, povoados rurais multiseculares e pequenos núcleos urbanos. A natureza é vibrante, tanto pela beleza que oferece como pelo valor da fauna e da flora.

Ao longo deste dia, pode usufruir plenamente das condições da natureza e conhecer as caraterísticas de cada lugar, observando e sentindo a vida. Esteja atento à diversidade da paisagem. No início, não deixe de parar no Parque Ecológico, onde se preserva a maior mancha ibérica de carvalho cerquinho (também designado carvalho português) e onde florescem espécies de orquídeas selvagens protegidas. Já no final da caminhada, detenha-se na travessia do Rio Nabão, outro elemento relevante do património natural.